Estrangeiro

Enquanto na França 20 mil estudantes enfrentavam a policia na Noite das Barricadas, Ulises Belano nascia em Rosário, na Argentina. Um dia depois, estudantes argentinos decretavam greve contra a política educacional do País...
Com nove meses fui para Antofagasta, Chile.
Dois anos mais tarde vim morar em São Paulo, Brasil.
Mais sete anos e atravessei o continente, San Sebastian, Espanha.
Por lá fiquei durante doze anos até que resolvi voltar para SP, Brazil.
Meu pai morreu um mês após eu nascer.
Era militar. Matou inocentes.
Minha mãe o acompanhou dois anos depois.
Era pianista, até conhecer meu pai.
Da minha infância e juventude guardo poucos memórias.
Me casei uma única vez. Lucía. Foi em 86.
Nos separamos em 90. É a única mulher que nunca deixarei de amar.
Foi com ela que tive um filho. Tem 19 anos.
Visito Ricardo quando posso. Última vez foi há dois anos.
Tenho medo da morte. Mais ainda da velhice.
Já não acredito em mais nada.
Não tenho religião. Nem partido. Muito menos uma causa.
Sou jornalista. E escritor, de aluguel.
Tenho dois livros publicados na Espanha.
Os dois sob encomenda.
Um sobre o escritor Gabriel Aresti.
O outro é um guia turístico de Euskadi (País Basco).
No momento escrevo para uma revista de ciências.
Ganho pouco. Mas gasto pouco também.
Pouco também são os amigos. Talvez por culpa minha.
Gosto de ir ao cinema aos domingo.
Coleciono moedas de cinco centavos.
Fumo. Bebo.
Moro sozinho. Em São Paulo.
Sem objetivos, me aventuro por qualquer coisa que valha a pena.
Poucas coisas.
Por isso minha fixação nesse jogo em que me colocaram.
Pensei em muitas coisas nesses dias.

Nenhum comentário: